Espaço para os meus textos e reflexões

Divulgarei aqui alguns de meus textos, poemas, reflexões sobre a vida, o amor, o aspecto profissional que interessarão a toda mulher independente e moderna, a toda moça romântica e sonhadora, assim como eu...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019


Depoimento da professora sobre a experiência da pesquisa desenvolvida em âmbito de Mestrado em Letras, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, com a temática:  Práticas de leitura, Multimodalidade e Multiletramentos no Ensino Médio de uma escola pública estadual. 

      Esta pesquisa possibilitou ampliar as minhas perspectivas em relação à capacidade de leitura que os alunos podem desenvolver com diferentes modos de interação com os textos, diferentes gêneros textuais, e principalmente com relação a interpretação de imagens, vídeos e filmes, entre outros.  
      Apesar de ter  encontrado muitos desafios e questionamentos que trouxeram à tona reflexões sobre o meu fazer pedagógico, quanto as metodologias utilizadas para despertar nos estudantes a vontade de ler e ter maior interesse nas aulas, foi possível encontrar motivação para desenvolver estratégias que permitissem a realização de um estudo com objetivos metodológicos e voltados para a a realidade dos sujeitos envolvidos em todo esse processo de investigação da prática de ensino de leitura diante das novas tecnologias e da cultura digital.    
      Seguindo a intuição de pesquisadora e profissional muitas adaptações tiveram que ser feitas para que o trabalho fluísse e os prazos fossem cumpridos, as turmas colaborassem e a devolutiva dos alunos contribuíssem efetivamente com o estudo dos multiletramentos envolvidos nas atividades de leitura de imagens.
         Nesse sentido, considero a importância de poder favorecer a escola em que atuo com a percepção da realidade com a qual lidamos na atualidade, reconhecendo assim o perfil dos leitores que estamos formando e a necessidade de transformação da minha própria prática de ensino por meio da utilização das mídias sociais, apresentando assim uma proposta de inserção dos multiletramentos nas atividades de leitura textual, envolvendo a multimodalidade e o trabalho com as novidades da cultura digital, nesta pesquisa, com o intuito de propagar da análise  de textos imagéticos por meio da interação virtual dos alunos, constituindo assim um aprendizado colaborativo, mais dinâmico que desenvolva o pensamento crítico e o interesse pelas novas formas de letramentos na sociedade cada vez mais digital e conectada.  

Nenhum comentário:

Semana Pedagógica - O novo Perfil do Professor

Romantismo parte 1


Uploaded on authorSTREAM by marialessa

Concordância e Regência Verbo-Nominal


Uploaded on authorSTREAM by marialessa